LinkFaceBook

Como outras modalidades do hipismo western, a Rédeas surgiu nos EUA.

Durante o período da colonização americana o cavalo foi uma peça muito importante para o homem do campo. Foram estes colonizadores, os futuros cowboys, que sentiram a necessidade de ter um cavalo bem adestrado. Além de um meio de transporte seguro, tinham que lavrar o solo e lidar com os bois, quando precisavam laçar, apartar, girar rápido, parar bruscamente.

Anos se passaram e foi-se aperfeiçoando a criação e treinamento dos cavalos. Criaram-se assim várias modalidades de hipismo western. A Rédeas tornou-se uma dessas modalidades.

Associação americana

Em 1966, um grupo de criadores e proprietários de cavalos, fundaram a NRHA – National Reining Horse Association. Surgiu então a indústria da Rédeas que hoje emprega milhares de pessoas em todo o mundo, direta e indiretamente, além de ser uma das modalidades que mais consegue atrair público em seus eventos.

No Futurity da NRHA, realizado anualmente em Oklahoma – EUA, são distribuídos cerca de U$1 milhão em prêmios e mais de 500 animais disputam as provas.

A consagração da Rédeas como modalidade esportiva aconteceu em 96, quando foi apresentada para mais de 30 mil pessoas, nas Olimpíadas de Atlanta – EUA.

Atualmente a modalidade é praticada em 11 países, que enviaram seus representantes no mês de maio/2001, para o Mundial da Itália, onde o Brasil foi classificado em 5º lugar.

No Brasil

As primeiras provas de Rédeas no Brasil foram realizadas pela ABQM – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha.

A modalidade despertou a atenção de criadores, proprietários e treinadores e no dia 15 de abril de 1989 foi fundada a ANCR – Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, com o objetivo de promover e fomentar o cavalo de Rédeas no Brasil.

São dezenove anos de história, com muitos eventos, clínicas com famosos treinadores americanos, cursos de formação e reciclagem de juízes, cursos de casqueamento e ferrageamento e clínicas para principiantes.

Atualmente a ANCR conta com mais de 300 sócios ativos, realiza 5 grandes eventos anuais e apóia os eventos das nove Associações Regionais.

Com o crescimento houve também a expansão da modalidade para outras raças. Além do Quarto de Milha, participam atualmente das provas de Rédeas animais das raças Crioulo, Appalloosa, Paint Horse e Árabe.

O objetivo principal da ANCR atualmente, é aumentar o número de adeptos e praticantes, através da divulgação da modalidade em todo país.Uma vez que a modalidade esta pleiteando uma vaga nas Olimpíadas de 2012 em Londres.

 

Barra Patrocinadores